segunda-feira, 5 de julho de 2010

Netiquette (parte 1)

Seja um bom menino e não saia trollando por aí!

Ao longo dos tempos, a internet se tornou cada vez mais presente e comum na vida de mais e mais pessoas. Isso nos trouxe mais comunicação (twitter!), interatividade, acesso a músicas, jogos, vídeos, entre outros. Infelizmente, isso também trouxe o orkut, o "miguxês", e também a falta de noção maciça das pessoas que entram na internet hoje em dia. E muitas pessoas nem se quer sabem o que é Netiquette.

Se você está lendo isso de manhã e ainda não está raciocinando, ou se você nem raciocina mesmo, Netiquette é a etiqueta da internet. Não, não é nenhuma marca de identificação, seu n00b. É a maneira de se portar educadamente, sem ser um sem-noção, um n00b, um analfabeto digital ou um troll. Ou tudo isso junto.

E se você tiver amigos que se encaixam no que vamos ver,
1 - Temos pena de você.
2 - Indique esse post pro seu trollzinho amigo, quem sabe ele não deixa de ser n00b aprende algo?
Agora você pode estar dizendo "aff, nem existe isso, seu nerd." Sinto lhe informar que isso existe sim, num documento criado pela IETF, que é tipo uma ABNT da internet. Como diria Dona Florinda, "existem regras <...>". Ou seja, se você quiser ter uma boa convivência virtual, é sempre bom seguir algumas regras básicas.

E é para você, n00bzinho recém-chegado na internet, que o Torneiras preparou esse resumão de como se portar com classe, estilo, e o principal: sem causar a fúria de quem já usa a net há anos e tem de ver todo dia absurdos de sangrar os olhos.

CAPS LOCK
Um dos mais chatos problemas que os n00bs têm é achar que escrever tudo em maiúsculo é "limdo e çuper lecau". Porém, na internet, O ATO DE ESCREVER EM MAIÚSCULAS DÁ A IMPRESSÃO DE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO! Pois é.
Até pessoas "cultas" como Xuxa Meneghel (ah, ninguém acha que ela é culta mesmo) cometem essa atrocidade, e ainda dizem que é "o jeitinho". No caso da personificação de lôra burra, ela recebeu reclamações dos seguidores no twitter, mas respondeu dizendo "é o meu jeitinho". Lame.

 
TEXTOS E PERFIS

Outro problema dos novos internautas, e que fica em alguns que já usam a web há um tempo, é a questão de saber o quanto e o que escrever. Isso sempre foi comum em perfis de sites de relacionamento e comunidades, porém está ficando bem mais evidente com o advento do Twitter. Nossa querida jumenta blondô apresentadora também teve problemas com isso, escrevendo mensagens de até 5 tweets. O twitter é um serviço de *MICRO*blogging, e tem espaço para 140 caracteres por um motivo: mensagens curtas.
No caso de perfis (principalmente do orkut, a favela da internet), a coisa é mais abrangente, mas não precisa escrever sua autobiografia. Não quero saber como foi cada detalhe da sua viagem para a casa da sua avó durante o fim de semana.
Algumas pessoas também parecem não ver o que tem escrito nos campos do perfil. Onde tem "nome", é pra colocar o NOME, não coisas como "xykkinhu soh na moral". No perfil, VOCÊ coloca quem VOCÊ é, não é outra pessoa que vem lhe puxar saco (pra isso existe depoimento). E se não sabe fazer arte ASCII, nem inventa.

MIGUXÊS x TIOPES x INTERNETÊS x (insira língua aqui)
A lendária guerra entre as linguagens de internet é desconhecida dos novatos. Não pretendo dar parecer sobre isso, até porque nem saberia o que dizer, já que a origem dessas línguas reside mais em lendas que em fatos. Porém, aqui torna-se obrigatório o uso de uma coisa que, como diria nosso blogueiro Maik, "não é como dor de barriga, que veio pra todos": bom-senso. Tá tirando onda? Comunidades tiopes no orkut são engraçadíssimas. Quer ser fresco? Vai conversar horas no MSN com quem aceita escrever "as coisaa' saum aximm, neah'? ". Só não me venha encher a paciência escrevendo assim em qualquer lugar, né?

Agora que você aprendeu alguma coisa, vamos pôr em prática? Até o próximo post, n00bs!

2 comentários:

Tulio Cobain disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tulio Cobain disse...

Classe. Nem todo mundo sabe o que é.
E bom-senso (essa porra ainda tem hífen?) é que nem bunda. Uns tem outros não.