quinta-feira, 22 de abril de 2010

Você está fazendo isso errado - Orkut



Odiado por alguns e idolatrado por muitos, o Orkut é um tema pra lá de chatinho e batido, mas não deixa de ser um tema pertinente, visto que estamos falando da rede social de maior sucesso da história da internet, pelo menos no Brasil.

E como em todo grande aglomerado de pessoas ('pessoas' em tese, se contarmos com o número de fakes e ghost users), encontramos por lá os mais variados perfis, alguns (muitos) realmente idiotas. Quase posso ouvir os murmúrios: 'Pô, o orkut é meu, sua besta, se tá ridículo o problema é meu, nem ligo!'. Problema seu, fato. Mas daí a dizer que não se importa com a opinião alheia sobre seu perfil... MENTIRA. Falando inclusive por mim, quem cria um perfil e publica algo na internet cria sim com o intuito de que alguém realmente veja aquilo, e tenha uma boa impressão ou pelo menos não ache por ridículo. Aprovação é necessidade humana, gente, não se apavorem ao desejar isso.

Para não cair em algum dos estereótipos que podem te incluir na faixa imbecil e alienada do orkut, ou, pra ser mais dramática, do mundo, observe alguns exemplos de coisas que podem pegar muito mal no orkut:


1. Excesso de informação
Muita gente se sente obrigada a preencher todos os campos existentes, alegando que se não fosse para preenchê-los, eles não existiriam. Aí é que tá, menos é mais, gente amiga. Não precisa informar tudo, só o que julgar realmente interessante.
2. A foto do perfil

Foto que tá muito na cara que foi recortada não pega muito bem, assim como imagens de veículos, eletrônicos ou outras bizarrices que já vi aos montes por aí. Isso não passa credibilidade alguma. O ideal é usar uma foto própria, originalmente sua, e de boa qualidade. Casais, por favor, cada qual com sua imagem. Avatar de personagem pode até ficar bacaninha e dar um ar cult, mas aí é pra quem sabe, não pra quem quer. Maiores detalhes sobre fotos, vide item seis.



3. O campo 'quem sou eu'

Se tiver algo, de sua autoria ou não, que você queira muito publicar, mas que seja muuuito extenso, sugiro que escolha um outro lugar pra soltar o verbo. Colocar aqueles desenhos toscos de um metro de comprimento também não adianta muito. Ninguém em sã consciência vai parar pra ler todo o poema de Camões que você postou ou olhar os trinta corações que você desenhou. Seja curto e breve, e, não sabendo o que escrever, deixe em branco.

4. Participar de muitas comunidades inúteis

Entrar numa comu é afirmar aquilo que ela propõe. Se você participa de 'Eu odeio acordar cedo', 'Meu chefe pensa que é Deus', 'Sogra não é parente, é castigo', isso pode passar uma imagem relapsa e irresponsável pra quem checa suas comus, e ainda podem te colocar em maus lençóis as de conteúdo pejorativo. E vai que o seu chefe olha! Além do que, certas coisas são tão óbvias que não precisam de comunidade nenhuma. Exemplo? Ninguém curte acordar cedo, isso é uma premissa irrevogável! Então, para evitar problemas, melhor é focar em comunidades de conteúdo interessante, que abordem seus interesses e ser sempre seletivo. Aliás, existem fóruns excelentes nas poucas comunidades que servem ao seu propósito original.

5. Falar bobagem em fóruns

A maior fonte de fails merece a maior cautela. Se não está habituado a postar em comunidades, procure se informar melhor antes de entrar no assunto, e só entre se tiver algo relevante e pertinente a dizer. Não adianta tentar posar de intelectual ou engraçado se você não é nem um, nem outro. Seja o mais natural e prudente possível, caso contrário, te vejo no GTO qualquer dia desses.

6. Álbuns

Pornografia, violência, tititi, todo mundo sabe que é proibido, também pudera, baixo calão não rola mesmo. Mas dentro do que é considerado normal, não fica bom postar mil fotos em que apenas você posa, fica cansativo e pedante, mesmo pra quem é ultra lindo. Pra quem não é, pagar de sexy acaba ficando pra lá de ridículo. Pelamor, não vá arriscar um olhar sexy se você é vesgo. E finalmente, as moças que não querem ser tachadas de fáceis ou vulgares, manerem nos decotes, nos biquinhos e na quantidade de fotos em frente ao espelho. A sensualidade da mulher fica mais evidente quando ela não faz macaquices tentando parecer sexy. Tem gente que só posta fotos ligadas a futebol, ídolos da música, veículos (geente, o orkut tá virando concessionária de veículos?) e outras tosqueiras. Pô, quem pode ser tão feio a ponto de não publicar UMA mísera imagem sua? Não precisa responder...
7. Depoimentos

É bacana receber um, não é? Nem sempre. Depende do tipo de depoimento, e sobretudo de quem o escreveu. Tem gente boba que publica no perfil propaganda, informações inúteis e até links para vírus que recebe via depoimento. Tem gente que mal te conhece e só porque conseguiu te adicionar, tasca logo um depô imenso, cheio de corações, estrelas, e nonsense. Isso não é legal, gente, é pedante e acaba banalizando o propósito do testemonial. Curte a pessoa e tem algo bacana a dizer sobre ela? Escreva, mas seja sucinto e poupe-a de pieguices.

8. Usar um nick tosco

Borboletas e flores, não são uma graça? Sim, num jardim é uma beleza. Mas mantenha essas VIADAGENS longe do seu orkut se você não tem mais doze anos de idade! O perfil é real, é você mesmo? Então ponha o seu nome real, nada de frases, pronomes como 'Srta, Miss, Mister' e outras frescurinhas que não são nada hypetornam impossível e indesejável encontrar e identificar seu perfil. Para os casais, se cada um tem seu próprio perfil, nada mais natural que cada perfil tenha seu próprio nome. 'Fulano&Cicrana' como nickname é extremamente brega e infantil.

9. Escrever errado/Poluir o visual do orkut

Você acha lindo escrever em tiopês, miguxês, em fonte pink, ou ainda não aprendeu a escrever direito e digita coisas como 'çua enveja fas a minha fama' ou 'ti amo', tenho uma sugestão para cada caso: deixe de ser fresco e amadureça, para o primeiro; e para o segundo, sugiro que volte para a escola. Sem querer ser radical, até porque ninguém tem obrigação de escrever um português perfeito, e o importante é se fazer entender. Mas se o seu 'jeitinho' de se expressar é tão adverso do padrão, pode ser que seu recado não seja compreendido nunca, então, tente não cometer tantos erros ao digitar e pense antes de aderir à causa dos analfabetos opcionais; um errinho aqui, outro ali, pode até parecer maneiro e descolado, mas digitar tudo não dá.

10. Scraps

Recados sem propósito podem incomodar e irritar as pessoas, então, por favor, utilize uma coisa muito bacana chamada bom senso e JAMAIS envie aqueles scraps automáticos que vão para todos os contatos. A nova onda agora é mandar scraps com anúncios publicitários de baladas, entre outras aporrinhações. Gente, isso não passa de spam, material de conteúdo irrelevante pra quem recebe, inclusive é vetado pela política do Orkut e da boa convivência, convenhamos. Essa atitude mostra no mínimo falta de respeito e consideração pelos seus contatos. Ou seja, noobice total, A CARA DA FAVELA!

Torneiras Voadoras adverte:
Não fazemos milagre. Nossas dicas não funcionam em níveis avançados de retardo mental.


Para os demais, garantimos, através desse modelo, que seu profile, se não chegar a ficar interessante, pelo menos não vai passar por ridículo e vai ganhar alguma credibilidade. Ou seu dinheiro de volta!

5 comentários:

Minerinha disse...

Muito bom adorei essa parte '' pagar de sexy acaba ficando pra lá de ridículo. Pelamor, não vá arriscar um olhar sexy se você é vesgo'' realmente eu não sei o que as pessoas acha o que é orkut. Eles tira 50 fotos na mesma posição e posta no okrut, e tem a audácia de colocar uma legenda '' Eu sou lindo(a) ¬¬' é uó"

Macaco Pipi disse...

vai acabar logo logo

muito bom
faremos um livro

You know I love you so disse...

Amei o blog e ri muito lembrando das pessoas que transformam os seus perfis em verdadeiros circos...:*

César disse...

Boas dicas para o orkut....acho que antes de todo mundo fazer seu orkut deveria passar aki e ler essas dicas.

harry disse...

ah... as ftos das meninas de biquini ou se contorcendo na frente de espelhos são super artisticas...

vc está sendo um pouco conservadora nesse quesito...

enfim.. em minha opniao

: p