quinta-feira, 29 de abril de 2010

Revolta contra Harry Potter

Cá estou eu pra invadir o blog com esse primeiro post. Previamente já aviso que sou lacônico e não consigo ser bem-humorado, então não espere nada divertido. Mas vamos ao que realmente interessa...

Ontem estava eu conferindo as escatologias diárias no twitter, e recebi alguns bombardeios nostálgicos do Potterish. Como eles estão se matando pelo trailer do HP7 (tentando até inutilmente colocar a tag #WBcadeHP nos trending topics), decidiram fazer um momento "retrospectiva", postando links para os teasers de todos os outros seis filmes.

Tudo bem, entendo a certa nostalgia, até porque alguma coisa se aproveita dos primeiros três filmes e do quinto; O Cálice de Fogo e O Enigma do Príncipe eu dispenso, sinceramente, mesmo sendo fã da série e vítima incontestável do colecionismo de DVDs (pois é, para completar a coleção a gente acaba comprando até os filmes de que não gosta!).

Então, vendo toda essa febre com a espera pelo lançamento da primeira parte d'As Relíquias da Morte, não pude deixar de lembrar a tamanha revolta que senti assistindo a O Enigma do Príncipe.

Mesmo sabendo que não se pode julgar um filme pela sua suposta fidelidade ao livro, é imposível não se indignar com o HP6, e não só por ter trucidado o livro, mas porque cinematograficamente o filme é uma desgraça! Em duas palavras: tolo e revoltante.

Para aqueles que não são adoradores dos livros, o filme é simplesmente uma tolice; o roteiro é muito problemático, com um ritmo lento e desgastante, sem coesão alguma, com cenas que soam incoerentes e desnecessárias. Os diálogos chegam a ser constrangedores em certos momentos, e o tom cômico dá um ar vergonhoso de canastrice ao filme.


David Yates: "Gente, tenta parecer o mais idiota possível! As crianças gostam."

Para os leitores ardorosos da série, esta sexta adaptação é certamente a mais revoltante. Momentos primordiais da história foram simplesmente decepados na tela, enquanto fatos desnecessários e inexistentes no livro foram incluídos. O príncipe do título não provoca suspense nenhum; as memórias de Tom Riddle são reduzidas a quase nada, e nem sequer foi mencionado quais são as horcruxes do Lord Voldemort.

Andaram declarando que o sétimo filme é o mais adulto da série, que tem mais aventura e cenas de ação mais impactantes. Convenhamos, a cada novo filme declaram isso, desde O Cálice de Fogo, e sempre vem mais um bocado de baboseira, romance, comédia, efeitos visuais que não convencem e ação quase zero.

Até o oitavo filme, vão SIM infantilizar Harry Potter, obviamente para reduzir a classificação etária do filme. A Warner quer público, nunca qualidade, e David Yates sabe cumprir isso muito bem.

Depois do HP6, o maior enigma, agora, é esperar para ver duas decepções ainda maiores até o ano que vem.

Nota para Harry Potter e o Enigma do Príncipe: 4,0

9 comentários:

Anônimo disse...

Mas o livro de Harry Potter e o enigma do principe já não é muito bom ! O livro Harry Potter e as Relíquias da Morte é o melhor de todos, e voce acha mesmo que o diretor vai perder a chance de ganhar dinheiro com os ultimos e melhores filmes ! TEM TUDO PRA SER OS MELHORES, AÇÃO, AVENTURA E EMOÇÃO.
E sinceramente, vcê não é fãn nem aqui nem na china, todos nós estamos sim ansiosos para o trailer, por que amamos a serie e queremos novidades, se voce não gosta, não leia !

Tulio Cobain disse...

Eu sou fã da série de livros e me revolto com a merda que fazem nos filmes. São poucos os que são bons mesmo sem relacionar com o livro. Acho que até hoje o mais fiel foi o 2º. O sexto eu pessoalmente não achei tão ruim assim, mas também não gostei. Mas é melhor que o 4º.

Tenho vergonha de admitir, mas ainda tenho esperança que o 7º seja bom.

Anônimo disse...

Também sou (ou fui, não sei mais ao certo) fã da franquia Harry Potter, mas devo admitir que mesmo um fã assumido deve protestar quando tem sua inteligência e sendo crítico ofendidos pela má qualidade de uma obra, o que não desmerece a sinceridade de sua admiração pela mesma.

Fernanda disse...

Confesso q tbm sou muito fã da saga HP e q tbm não gostei de ter meu line up no Twitter lotado de posts nostálgicos, sem noção, irritantes e as vz até ofensivos a noça inteligência...Até o momento, no meu ponto de vista, nenhum dos 6 filmes lançados conseguiu "pegar" a essência dos livros da série, mas tenho esperança (não dizem q eh a ultima q morre?) q pelo menos o HP7 possa ter algo de bom e q não tente insultar nossa inteligência mais uma vz.PS: E ler um livro msm sem gostar, eh tentar desenvolver seu nível de crítica literária na minha opinião, pois se vc desconhece um assunto, não tem direito de opinar sobre ele.

Thamyzinha Iwasaki disse...

eu nunca gostei dos filmes dele!
relata muita bruxaria num curto isso,é apenas uma opinião minha!

SABRINA SATIL disse...

Nunca li os livros e nunca vi os filmes, mais posso afirmar que, muitas vezes os filmes não chegam nem aos pés dos livros. Muitas vezes a gente tem mesmo uma decepção com os filmes porque esperamos mais deles..

harry disse...

ohhh.. que lindo...
um post sobre mim.. digo de certa forma sobre mim... sobre minha historia ok...

pois eh seu scrap no mp me trouxe de novo pra cá...

ah os livros são bem melhores mesmo.. nem me estresso tanto mais com essas coisas... só fiquei muito puto com a cena da morte de dumbledore... eu não fiz porra nenhuma pq ele me paralisou.. o filme me mostrou como um garoto excessivamente obediente e medroso.. duas qualidades, ou defeitos, que eu com certeza não tinha naquela epoca...

long life beatles songs...

amem.

Keila Rodrigues disse...

Parabéns!Finalmente uma boa critica sobre a desgraça que foi o filme HP6! Mesmo tendo lido todos os livros e visto os filmes, não posso deixar de me indignar diante do que não esta bom. Nem sei se assistirei o próximo filme. Mesmo compreendendo e aceitando as perdas decorrentes da adaptação livro/cinema,não pretendo estragar minha leitura com imagens que não refletem a real intensidade que J.K conseguiu imprimir.

Betty Gaeta disse...

Eu não assisti ao filme, pois eu só assisto o primeiro, os demais filmes feitos em sequencia são todos bombas caça-níqueis.
Bjkas e um ótimo sábado.