sábado, 20 de março de 2010

Analisando emos e Álvares de Azevedo

Depois desse tempo sem postar, e do trágico falecimento do tiopês (ear maravilindo faalr ese indioms) resolvi dar uma reciclada em algumas coisas, e comecei com o velho post sobre emos.

Todo mundo acha que sabe o que é um emo e que já viu pelo menos um, mas quase ninguém sabe exatamente que critérios usar para identificá-los. Não priemos cânico; existem sim características comuns a todo emo, e que podem ser de grande utilidade pra quem não sabe ao certo se há ou não uma florzinha emocore dentro de si lutando para desabrochar. Mas não vá chorar, ameaçar cortar os pulsos ou se jogar da ponte mais próxima caso descubra que nunca passou de um emo eco-chato e maníaco-depressivo. Bom, podemos fazer uma lista de dez fatores que podem ser determinantes na sua análise:

1. Franja.
Não é o melhor exemplo de fator determinante, mas é um forte indício.

Gay Emo entoando canção do grupo Nx Zero


2. Distúrbio na fala.

Não, isso não foi diagnosticado por nenhum fonoaudiólogo, acontece que esse tipo costuma frescar propositalmente na hora de se comunicar. Eles utilizam o 'miguxês', idioma já quase extinto por ser extremamente old e inútil.
Eis um exemplo de um emo comprando leite na padaria (não confundir com carioquês):
'Xêu moxu, mi dá um litrua dí leitx, pur favoar... ai rápidum, ui tô xorâândú.'

3. Anorexia ou quase isso

'Emorexis'. Os objetivos dessa prática ainda são um mistério, esteticamente não agrada.

4. Andar em grupos de pelo menos três pessoas
Não vão sozinhos nem no mercadinho da Nivalda. Pode ser medo da solidão, ou, talvez a obstrução que a franja provoca no campo visual os obrigue a andar com um guia (fico com a segunda hipótese).

5. Pele extremamente alva.
Eu ia dizer pálida, mas ia perder toda a poesia. Se tanta brancura não for natural, tome pó de arroz da avon na fuça.

6. Preto.
Cabelos (sempre muito lisos), roupas, cosméticos (inclusive para os meninos), etc... há de ser tudo preto. Embora o preto (cor) seja mais relevante na análise, está profundamente atrelado à maneira como se vestem. Roupas gastas, amarrotadas, num tamanho desapropriado, sei não hein... Afinal ninguém mais cai nessa de moda vintage; vestido assim, ou é mendigo ou é emo.

7. Gosto musical duvidoso.
My chemical romance, Fresno, Cisne Cine, Evanescence... devo prosseguir? Não, né.

8. Sensibilidade e emotividade à flor da pele.
Não é considerado normal chorar por motivos banais. Tipo, pisar numa formiga.

9. All Star.
Havaianas de emo.

10. Poesia ultra-romântica.
Álvares de Azevedo foi seriamente acusado de ter sido o cabeça do movimento emo em sua época. E foi a culpa foi comprovada após sua morte. Tuberculose? Tumor? Ow, caiu do cavalinho, Alvinho? Coisa nenhuma! Constatou-se que ele ficou deprimido e se atirou do cavalo que montava por que ficou extremamente deprimido após atropelar uma lagartixa na estrada. Aí morreu. Gráficos mostram que o número de suicídios e incestos triplicou após a publicação de 'Noite na Taverna'.

Quem se identifica com pelo menos cinco desses itens já deve se questionar; quem se encaixa em pelo menos oito já pode ir se preparando pra sair do armário. Pra quem acha que eu sou emo, não levarei a sério as tentativas de provar que eu me descrevi em determinado ou determinados itens.

Álvares de Azevedo e seu famoso olhar 'saudade da mamãe'

7 comentários:

Eudo "Necco" Jr. disse...

Hey! Tiopes noa faleceo nom!

Miau disse...

Faleceu sim! Oras.

SABRINA SATIL disse...

kkkkkkkkkkkkkk euri!
ótimo post! Bom, espero que essa modinha emo acabe logo,

bjs

Victória Andressa disse...

Ja estava na hora de o tiopes falecer, eu não entedia bulhufas! E os emos também andaram sumindo ne, quase nem se ouve falar deles...Ou eu que parei de me importar, rsrsrs.
Coitado de Alvares de Azevedo, só porque todo mundo da familia dele morria e ele foi da geração romantista mal do século. Eu gosto dele ^^
Parabéns pelo blog!

Keizy Barreiro disse...

é eu não me encaixo em nenhuma...rsrs
Mas não tenho nada contra, e acho que isso é umpouco de irritação, vamos dizer assim, contra pessoas que tem estilo diferente. Mas é o que cada um pensa. Então...

Miau disse...

O conteúdo desse post é de caráter humorístico, e não pejorativo ou abusivo contra pessoas ou grupos de pessoas. Favor não associar textos humorísticos à opinião dos autores.

Luiza Shaddix disse...

"cisne" kkkkkkkk ah pow evanescence nao è emo ne fala serio =p

gostei do post

:*